A Horse With No Name

cavalo

quarta-feira, 1 de abril de 2015

V.A. - Motown Meets The Beatles


A Motown Records é uma gravadora americana, também conhecida como Tamla-Motown, fundada em 1959 por Berry Gordy Jr., na cidade de Detroit, estado americano de Michigan conhecida como "Motor Town", devido às montadoras de automóveis ali instaladas. A Motown ficou famosa por apresentar muitos artistas de qualidade nos anos 60. Também ficou conhecida por seu estilo próprio na época, que era chamado de "The Motown Sound", era um soul característico que se diferenciava pela presença de pandeiros e percussões adicionados aos instrumentos de sopro - alem de enquadrar técnicas de orquestração às suas sessões de estúdio. Outra técnica pouco usada na época que foi aderida pela Motown, era a linha de backvocals que seguiam o estilo "canto-e-resposta", que basicamente repetiam frases inteiras ou alguns versos, originário na música gospel.

Apesar de terem existido músicos negros norte-americanos de grande sucesso antes dos anos 60, incluindo Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Nat King Cole, e Chuck Berry, a Motown foi a mais importante lançadora de artistas negros desde seu surgimento até o surgimento do chamado "hip hop". Foi também a primeira a lançar músicas que deixavam de lado o puro e simples lirismo e mergulhavam também em temas socio-políticos.Foi também a criadora dos chamados 'girl groups', como Martha & the Vandellas e The Supremes. Seus artistas eram vestidos, penteados e coreografados de modo impecável, para exibições ao vivo nas tevês e shows. Deveriam, para a gravadora, funcionar como uma espécie de "embaixadores" para outros artistas negros norte-americanos em busca de sucesso.

A maioria dos sucessos da Motown nos anos 60 - destaque para as primeiras gravações de Diana Ross e The Supremes - foi escrita pelo trio de compositores Holland-Dozier-Holland (Lamont Dozier, e os irmãos Brian e Edwin Holland Jr.). Tanto cuidado com a produção deu resultados: de 1961 a 1971 a Motown conseguiu emplacar nada menos que 110 músicas no "Top 10" norte-americano. Para completar o acompanhamento de alguns artistas, a gravadora teve também sua própria orquestra, chamada The Funk Brothers.Entre o maiores sucessos lançados pela gravadora, destacam-se:"ABC", do Jackson Five "You Keep Me Hangin' On", com Diana Ross e The Supremes "What’s Going On", de Marvin Gaye "I Can´t Help Myself" com os The Four Tops e "My Girl", com The Temptations. Outros artistas de peso da gravadora foram: Michael Jackson, The Four Tops, Rick James, Martha Reeves, and the Vandellas, Smokey Robinson, Mary Wells, Jackie Wilson, The Commodors e Lionel Richie, Gladys Knight & the Pips, The Miracles, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Marvelettes, Contours Jr, Walker & The All Stars, Barrett Strong, Eddie Holland, Edwin Starr, Isley Brothers, entre tantos outros.

Até o surgimento do chamado "hip-hop", foi a mais importante lançadora de artistas negros ao mainstream. Além disso foi a pioneira a por a "cara pra bater", erguendo a bandeira de artistas que queriam ser a voz do povo, ou seja, carregavam temas sócio-políticos e, quase sempre, acabavam colocando a poesia em segundo plano. Madrinha de muitos artistas de grande sucesso, como: Jackson Five, Diana Ross, Marvin Gaye, The Temptations e Stevie Wonder, também criaram os "girl groups", com vocalistas femininas, bem representado por Martha & the Vandellas e The Supremes. Contavam também com uma excelente banda de estúdio, os "The Funk Brothers".

MOTOWN MEETS THE BEATLES

Toda banda tem lá suas influências e os Beatles não eram exceção. No início de carreira eles beberam na fonte de Elvis, Buddy Holly, Everly Brothers e outros artistas brancos, por outro lado, a música negra também foi importante para a formação do quarteto.

Gêneros como blues, rhythm and blues e soul, que na América eram restritos a audiências brancas, cruzaram o atlântico sendo tocados sem preconceito nas rádios européias e fizeram sucesso. Assim como boa parte da juventude britânica da época, eles adoravam Smokey Robinson & The Miracles, Donays, Fats Domino, etc.

Algumas das canções desses artistas eles até fizeram questão de regravar, como Devil in His Heart, Please Mr. Postman, You've Really Got a Hold On Me e Money. Neste tributo, a Motown reuniu alguns destes representantes - que ilustram seu catálogo - para "só" tocar clássicos dos Beatles. É um disco muito bem produzido, indispensável para qualquer amante da boa música.

Texto retirado de | O Baú do Edu

1995 | V.A. - MOTOWN MEETS THE BEATLES

01. The Supremes | Hard Day's Night
02. The Four Tops | Eleanor Rigby
03. Stevie Wonder | We Can Work It Out
04. Temptations | Hey Jude
05. Marvin Gaye | Yesterday
06. Diana Ross | The Long and Winding Road
07. The Supremes | Come Together
08. Syreeta | She's Leaving Home
09. The Supremes | You Can't Do That
10. The Four Tops | The Fool on the Hill
11. The Four Tops | Michelle
12. Smokey Robinson & the Miracles | And I Love Her
13. Martha Reeves & The Vandellas | Something
14. Gladys Knight & The Pips | Let It Be
15. Diana Ross | Imagine
16. Jr.Walker | My Love
17. Edwin Starr | My Sweet Lord
18. Barret Strong | Money (That's What I Want)
19. Smokey Robinson & The Miracles | You've Really Got A Hold On Me

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário